06 julho, 2012

Esses bósons são de Higgs ou de Deus?

Muitos físicos estão tão felizes quanto os corintianos por esses dias. Os experimentos feitos no Grande Acelerador de Hardrons (LHC, dá para ter uma noção de como é grande aqui) identificaram uma nova partícula que, estão quase certos, é o bóson de Higgs.

O que são bósons? Por que a identificação dos bósons de Higgs em experimentos é tão comemorada? Por que apelidaram os bósons de Higgs de 'partícula de Deus'?

Veja, você não pode voar sem auxílio de um avião, helicóptero ou penas. A terra é tão gorda que te atrai por meio da força gravitacional. Por que? Por que a obesidade da Terra é tão irresistivelmente atraente? Os físicos acreditam que existem partículas sem massa responsáveis por intermediar a interação entre partículas com massa, e
um bóson seria uma partícula que intermedia uma interação entre férmios.

Ok, keep calm e continue lendo. Como chegamos aqui?

Vamos dividir você em pedacinhos até onde der. Separe os órgãos, divida-os em células, desmonte a célula em pequenas organelas (ribossomos, mitocôndrias, complexos de Golgi, etc ..), separe em os açúcares, proteínas, lipídeos e depois em aminoácidos, nucleotídios... enfim átomos. E depois? Desmontando ainda mais temos prótons, nêutrons elétrons. Mas ... e se eu desmontar ainda mais? Onde isso vai parar? E o que mantém essas peças unidas?

Chegamos no âmago da discussão.  Os físicos (e eu não me incluo nessa lista)  construíram um modelo para explicar a matéria e suas interações. Nesse modelo todas as coisas são feitas de férmions (partículas de 1/2, ... semi-inteiro). Por exemplo, os elétrons, os mesmos que rasgam o céu em forma de raios, são férmions. Prótons e nêutrons são feitos de férmions, os quarks. Assim, as forças de atração e repulsão entre férmions ocorrem por meio da troca de bósons. O fóton é um bóson, uma partícula sem massa e de spin inteiro. Em particular, os fótons são os bósons que intermediam as interações eletromagnéticas, possibilitante a formação de moléculas como o DNA e a cafeína.

O Modelo Padrão é nossa tentativa de explicar três das quatro forças da natureza: a Forte, a Fraca e a Eletromagnética (veja mais sobre o Modelo Padrão nesse vídeo árabe extremamente didático). O que importa agora é que o bóson de Higgs era a última partícula perdida. Sedo ela encontrada, comfirmava de vez o Modelo Padrão. 


Uma das cinco Grandes Questões que os experimentos no LHC visavam responder  é: o que faz com que partículas tenham massa e outras não? É aí que entra o físico britânico Peter Higgs. Ele propôs a existência de um campo que permeia todo o universo (o "campo de Higgs") e interage com algumas partículas, dando massa a elas. Se essa teoria estivesse certa esse campo deveria se revelar em forma de partícula, adivinhe qual? O bóson de Higgs! Como se precisa de colisões de partículas em altíssimas energias para encontrar rastros do bóson de Higgs construíram o LHC.  Um baita brinquedo de alguns bilhões de dólares. Tudo leva a crer que o encontraram, encontraram o bóson perdido! Mas veja o trabalho duro de analisar trilhões de colisões de prótons feitas no LHC. As chances de erro, dizem, é de um em 3 milhões.


Enfim, e o que Deus tem haver com isso?


Como você deve saber, existem perguntas complicadas pra nós humanos. "Por que existe algo ao invés do nada?" é uma delas. O bóson de Higgs  é o responsável por transformar o 'nada' em 'algo', a matéria.  Como se Deus, cansado de um universo de bósons resolvesse criar os férmions e dar-lhes massa por meio do bóson de Higgs, que nesse caso não seria de Higgs, claro, e sim de Deus. Isso que pode te levar, querido leitor de mente inquieta a pensar se Deus é feito de bósons. Ou mesmo pensar se quando espíritos do além de materializam eles na verdade tomam um banho de bósons de Higgs. Quem vai saber?

O que a ciência física pode dizer é que a natureza parece funcionar muito bem de acordo com o modelo que inventamos. Afinal, como bem nos lembrou o Popper,  não podemos dizer que nenhuma lei é "verdadeira" ou um modelo é "correto", apenas que essas leis e modelos explanam melhor as nossas observações. No fim, é tudo uma questão de fé.




Um comentário:

Arnaldo Filho disse...

Sabe o que o bóson de Higgs tem a ver com deus? NADA. Simples assim.