"Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma idéia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volantim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te." Machado de Assis
O movimento dos peixes abaixo é fruto de pura modelagem matemática. Parece bastante realista não? Particularmente fico impressionado pelo fato de uma dinâmica aparentemente tão aleatória poder ser modelada e reproduzida por equações matemáticas. E mais, essa dinâmica complexa é explicada por regras simples aplicadas a cada indivíduo. Não, não é necessário uma regra central para o grupo inteiro, regras aplicadas apenas as partes individuais explicam o fenômeno. Lindo, não? Na teoria de sistemas complexos o fenômeno é chamado de emergência [o texto em inglês é mais completo].
Vou deixar você se divertindo com os peixinhos. Caso queira ler mais sobre como modelar sistemas como esses, incluindo: vôo de morcergos, aves, movimento de formigas, abelhas, e mesmo do tráfego de automóveis, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário